“A Noiva Fantasma”, por Yangsze Choo

Disponível na Amazon: Clique aqui

Ficha Técnica:

Título: A Noiva Fantasma

Título Original: 彼岸之嫁 (The Ghost Bride)

País: Malásia

Autora: Yangsze Choo

Gênero: Romance Paranormal

Ano de Publicação: 2015

Editora: Darkside

Páginas: 360

Rating: ⭐⭐⭐⭐ + 0,5

Sinopse:

“1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.

Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.

A Noiva Fantasma é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea.”

~Minha Opinião~

Considerações básicas: o começo é legal, o meio é lento e confuso e o final é maravilhoso!

Sobre a história: amo ler livros que fogem um pouco do básico EUA-UK-Brasil, porque exatamente mostram uma cultura e costumes completamente diferentes dos nossos, então conhecer um pouco mais sobre os costumes funerários dos malaios 200 anos atrás é muito interessante.

O livro já me ganha por ser baixa fantasia (e ter essa versão linda da Darkside), mas a história em si é longa e confusa. Tipo aqueles filmes que o plot não faz sentido, mas a fotografia é linda.

Sobre os personagens: Tian Chin: um chato dos infernos, tá ali só pra perturbar; Li Lan: confusa e obstinada, como todo adolescente; Tian Bai: é o que menos tem culpa no cartório, TADINHO. Er Lang: moreno sarcástico de passado sombrio – só que (SPOILER) ele não é humano (????)

Muito bom mesmo, me surpreendeu de forma completamente positiva.

O único ponto negativo, como eu já falei acima, é que o livro só engata mesmo depois de uns 70%, que é quando as coisas vão começar a fazer sentido. Mas o final é tão absurdamente maluco e tem um plot twist tão mindblowing, que compensou o meio lento.

~Quotes~

“Se eu fosse homem e encontrasse uma serviçal que me agradasse, ninguém poderia me impedir de comprá-la. Homens fazem isso todos os dias, mas é muito mais difícil para as mulheres. Ouvi histórias sobre concubinas infiéis que foram estranguladas ou tiveram as orelhas e narizes cortados e jogadas na rua, como mendigas.”

“‘Talvez eu não seja subordinado o suficiente’, ele disse, com um sorriso. ‘As pessoas volta e meia reclamam disso.'”

“Nós chineses não gostamos de dar ou receber alguns presentes, por superstição: facas, porque pode cortar um relacionamento; lenços, porque carregam pranto; e relógios, porque são feitos para medir a passagem dos dias da vida.”

“Eu me perguntava se ele teria sido educado apenas porque os costumes assim exigiam. Mas seu olhar durara tanto. Lembrando disso, senti-me fraca. Seria amor? Era como uma chama intensa lambendo minha resistência, um fogo brando.”

“Apesar de meus pés não terem sido atados, eu estava confinada ao ambiente doméstico como se uma corda prendesse meus pés à porta da frente.”

“Os valores das notas eram de dez e cem dólares malaios. O Inferno com certeza conheceria a inflação, com o tanto de dinheiro que era regular e incansavelmente queimado. O que seria dos fantasmas pobres, que morreram muito antes dessas notas grandes serem impressas?”

“Se eu soubesse quão fácil é perder a vida, teria tomado mais cuidado com a minha.”

“‘E se ele estivesse vivo, você se casaria comigo?’ Não pude evitar uma nota de melancolia em minha voz. Lim Tian Ching parecia estar sempre entre nós.
‘Você precisa perguntar?’
‘Mas você mal me conhece.'”

“A ideia de abraçar um cadáver dificilmente contribui para o romance.”

“Lim Teck Kiong, pai do meu tormento Lim Tian Ching e falso amigo de meu pai.”

Série Netflix

“A Noiva Fantasma” foi adaptada para uma série de seis capítulos pela Netflix.

A série segue os mesmos preceitos básicos do livro, mas é só o preceito e os nomes dos personagens mesmo.

As diferenças entre o enredo do livro e da série são gritantes, o que não quer dizer que é uma má história – só não poderia se chamar “A Noiva Fantasma”.

Sobre GabisNika | Gabriela Resende - Escritora

🦋 Te faço voar ao transformar suas ideias 🦋 Minhas dicas e projetos vão te ajudar a evoluir no mundo da escrita
Esse post foi publicado em Resenhas e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s