“Raio de Sol”, por Kim Holden

Amazon.com.br eBooks Kindle: Raio de Sol, Kim, Holden, Winarski, Regiane
Raio de Sol – Disponível na Amazon (de graça pelo Kindle Unlimited)

Ficha Técnica:

Título: Raio de Sol

Título Original: Bright Side

País: EUA

Autor: Kim Holden

Gênero: Romance

Ano de publicação: 2014

Páginas: 519

Editora: Outro Planeta

Rating: ⭐⭐⭐⭐⭐ + ❤

“Todo mundo tem um segredo. O dela é sempre ver o lado bom das coisas.”

Esse é o começo de uma história épica.

Kate passou por poucas e boas. Quer dizer, muitas e ruins, muito ruins. Mas nada disso fez com que ela mude quem ela é. Mude sua filosofia de ver sempre o lado bom de tudo. E quando não há lado bom, ela simplesmente foca em algo completamente inútil àquela situação para que possa tentar sair daquilo.

Ela não julga as pessoas, ela as ajuda.

Ela não espera que as coisas caiam no colo dela, ela corre atrás.

Ela deixou sua marca no mundo. No mundo dela, no mundo das pessoas que se importavam com ela.

Porque era completamente impossível não gostar dela. Era completamente impossível não se apaixonar por ela. Era completamente impossível não se deixar contagiar pela energia dela.

Não tem como contar como é o livro sem entregar o detalhe principal, mas posso falar de Kate e posso falar o que eu senti lendo esse livro.

Eu não gosto de livros assim.

Pode ser meio egoísta da minha parte, mas a vida já é tão difícil, em vários aspectos, que eu acredito que os livros são para nos deixar mais calmos. O propósito de um livro é fazer com que você escape das coisas ruins que você passa.

Eu ja falei isso aqui, os livros eram minha chance de fuga da realidade. Mas olha, vou te contar uma coisa: gostaria de perguntar para a Kim Holden onde ela aprendeu a escrever assim. Se ela aprendeu com Nicholas Sparks. Porque eu chorei durante quatro horas pra ler o final. Tinha horas que eu não conseguia ler, de tão embaçada que a minha vista ficava.

Isso é um saco.

Esse livro foi minha ruína. E minha salvação.

Me fez pensar tanto, me trouxe tantas reflexões, me fez pensar tanto na minha vida…

Acho que nunca marquei tanto um livro. Tantas frases, que eu vou colocar aqui embaixo porque elas merecem. Elas merecem que eu faça uma tatuagem com cada uma delas. Elas merecem que eu pinte todas na parede do meu quarto, na da sala, na cozinha e até do lado de fora do muro.

Kate fez com que eu lembrasse muito da minha mãe. Ela também passou por várias merdas e poderia ter sido a pessoa mais amarga do mundo.

E não é.

Ela é doce, simpática, tenta ajudar todo mundo, ta sorrindo *quase* sempre… Claro que ela não passou nem por um décimo do que a Kate passou, mas o jeitinho dela fez com que eu pensasse muito na minha mamain.

Como eu falei, ele me deu muito para pensar.

O que eu estou fazendo com a minha vida? Eu to fazendo a coisa certa?

Claro que várias pessoas vão pensar “não tem certo ou errado, você faz o que quiser”.

Sim, eu concordo e assino embaixo. Sua percepção de certo e errado pode ser completamente diferente da minha. Mas você se baseia por princípios, certo? Você vive de acordo com o que VOCÊ acha que é certo e errado.

Kate me fez ver que eu tenho muito que mudar.

É engraçado, porque minha mãe vem me falando isso há anos. Pelo menos uns 15. E um livro, que eu comecei a ler achando que ia ser uma leitura boba e sem sentido, uma comédia romântica, fez isso por mim em 4 dias.

Me deu tanto para pensar que eu realmente começo a tomar algumas decisões com uma pergunta na minha cabeça: “o que Kate Sedgwick faria?”

Ela é um bom parâmetro, apesar de eu ter ótimos ao meu redor. Como minha mamma e também meu vô Américo. Ela me fez repensar quase 100% das minhas atitudes.

Meu Deus, como é difícil escrever sobre isso! Como é difícil… falar sobre esse livro, sobre Kate, sobre… Tudo isso. Meu coração se parte quando penso, quando lembro… As cenas mais tristes, as cenas mais dolorosas.. Lógico que são as que não saem da minha cabeça.

Claro que Kate é uma personagem e que ela foi feita perfeita, com o mínimo de defeitos. E talvez ela fosse mais relaxada se ela tivesse mais tempo.

Eu meio que já entreguei, mas não vou falar. Se tem alguma dúvida do que achar desse livro, tenho certeza que a história vai se assemelhar muito (o que não quer dizer que é igual) à “Um Amor para Recordar”.

Não vou falar mais. Já chorei lendo, to chorando escrevendo a resenha. Chega.

Mas, meu sofrimento não acabou. Que doce ilusão a minha. Tem um segundo volume. Como Gus, o melhor amigo de Kate está levando sua vida depois de “Raio de Sol”.

Gus, de Kim Holden
Bright Side #2

Esse livro tem cara de que vai ser difícil de ler.

Bright Side (Raio de Sol) está disponível de forma gratuita no Kindle Unlimited, então foi tranquilo. Já esse… Não foi traduzido para PT ainda. As capas que eu acho são em inglês, espanhol e em alguma outra língua que eu suponho que seja algo ao redor de ucraniano, húngaro ou polonês. Tem muitos “z” e muitos “w”.

Não sei o que pensar, mas só de ver que ele existe, eu já comecei a chorar.

Não sei se consigo ler agora. Acho que vou deixar pra ler no final do mês, ver se me recupero de Bright Side. Meu coração não aguenta ler agora.

Bom, chega de falar, ‘bora pras quotes.

E se elas não te convencerem a ler Bright Side, então não sei o que vai.

Quotes (as que estão em negrito são as que eu considerei mais importantes):

“O chique esconde muito, enquanto o simples mostra tudo sem tentar justificar.”

“A boa noite devia ter sido a de ontem à noite, mas pulei isso porque estava eletrizada de tanta cafeína”

“Aquela noite foi, sei lá, incrível pra caralho”

“Sei que soa brega à beça, mas você balançou meu mundo”

“Já estive com muitas garotas, muitas garotas, mas aquela noite foi diferente. Não foi uma coisa qualquer. Teve uma… Sei lá… Ligação. Nunca tive isso antes. Eu queria mais […]. E aí acabou, e você foi embora da cidade”

“No segundo ano do ensino médio, uma amiga decidiu que eu precisava de uma transformação, então me maquiou e alisou meu cabelo. A sensação foi de estar usando uma máscara com toda aquela merda no rosto. Não gosto de me olhar no espelho e ver outra pessoa. Gosto de me olhar no espelho e ver a velha Kate de sempre”

“Preciso de música o tempo todo, mas principalmente enquanto trabalho. A música me prende à realidade. É pura emoção, e preciso dessa extensão”

“Música é uma coisa poderosa. Conecta as pessoas”

“Certas pessoas gravitam até mim por um motivo, e por um só motivo: elas precisam de alguém que cuide delas”

“Não posso deixar o ruim me consumir, senão acabaria comigo. O ruim fica no canto ruim da minha mente, não deixo que passe pela porta para se misturar ao bom, porque o ruim é um estraga-prazeres”

“Gargalhadas são como oxigênio para mim”

“Meu corpo não consegue ficar parado quando estou ouvindo música boa. É como se corresse pelas minhas veias e eu não conseguisse me desligar fisicamente.”

“- Açúcar?
– Que nada, já sou doce o suficiente”

“O amor é um conceito elusivo, irreal e estranho”

“Hilário. Ridículo. A diferença é sutil”

“Não foi sem graça. Só não foi como você queria que fosse. Não é a mesma coisa”

“Por mais que eu tente não pensar e não deixar a vida me deprimir, às vezes ela me deprime. E não quero isso. Porque a vida é um dom.”

“Ler é uma fuga do mundo externo. Todo mundo precisa de um pouco disso para manter a sanidade”

“Ele prefere pular aquilo de que não gosta, mesmo se for importante a longo prazo, para chegar àquilo de que realmente gosta. Acho que somos todos assim. Não é ser egoísta, é a natureza humana. Às vezes, precisamos ser lembrados de que tudo é importante, o bom e o ruim”

“Faça épico”

“Eu teria perdido alguns dos melhores momentos da minha vida se não fosse espontânea. Sinceramente, tento não pensar demais no futuro. Sou uma grande fã do presente”

“Não estou dizendo que você não deva seguir seus sonhos e objetivos. Só não deixe o presente de lado por um futuro desconhecido. Muitas felicidades são deixadas para trás, ignoradas ou adiadas para um momento que pode não chegar nunca. Não fique esperando as coisas e perca o momento por um amanhã sem garantia”

“É um lugar legal para visitar, a negação, mas não dá para viver lá para sempre, cara”

“Acabei de ver uma das pessoas de quem mais gosto no mundo ser atacada e apanhar por causa de sua orientação sexual. A ignorância e a capacidade de violência das pessoas me enojam”

“Algumas pessoas se superam na arte de abraçar. Elas conseguem abraçar com o corpo todo, não só com os braços. O calor cerca cada centímetro da gente. Faz a gente se sentir amada e reconfortada.
Keller dominou a arte de abraçar”

“Tento evitar falar coisas negativas porque isso perpetua pensamentos negativos e, pior, ações negativas”

“- Funerária Gus, você mata, a gente esfria”

“Tenho orgulho de ser uma boa amiga, porque, na vida, isso é a única coisa que importa mesmo… as pessoas. E tratá-las bem, estar ao lado delas, isso é ser uma boa amiga”

“- Tolerância é babaquice. Não nada que tolerar. Nós não toleramos pessoas adoráveis, nós apreciamos. Eu odeio essa palavra”

“Hoje minha vida é incrível.
Não quero pensar no amanhã.
Nem no dia seguinte”

“Jesus, minha namorada pequenininha de 45 quilos é a pessoa mais corajosa e foda que já conheci”

“- Em que eu fui me meter? – ele balançou a cabeça – De onde veio essa garota? – é um elogio. […] Ele caiu sob o feitiço dela, assim como todo mundo que ela conhece.
Robbie fala,
– Do espaço sideral. Não existe outra igual. Aos dois, aliás”

“- Eu desisti da vida. Ou a vida desistiu de mim. Seja como foi, é meu fim – então a voz dele treme e fala baixinho: – acabe comigo”

“Nós todos temos que lutar para aproveitar ao máximo a vida que recebemos”

“Você me ensinou que não tem problema sair da zona de conforto e fazer coisas que me assustam e me deixam pouco à vontade. Que não tem problema ser boba e cometer erros. Que não tem problema rir de tudo ou rir sem motivo nenhum”

“Não julguem os outros. Todos nós temos nossas merdas. Fiquem de olho nas suas e deixem o nariz longe da vida dos outros, a não ser que sejam convidados a participar. E, quando receberem o convite, ajudem, não julguem”

“A música torna o mundo um lugar mais bonito”

“Na hora que você pensa que conhece alguém, essa pessoa muda. Ou você muda. Ou os dois mudam. E isso muda tudo”

“Eu cresci acreditando no amor, em dar e receber. Gracie, Gus, Audrey, meus amigos… Eu os amei e eles me amaram. Eles me impediram de virar a pessoa amarga e rabugenta que eu poderia ter virado”

“Katie não via só o lado bom das coisas… ela morava lá”

Jesus, quanta coisa.

SPOILER ABAIXO!

Bom, se você chegou até aqui, eu posso falar uma opinião sobre o livro que eu não podia por medo de passar spoiler.

Gus sempre foi apaixonado pela Kate. Ele fala isso pro Keller no dia em que ela teve o derrame. E ainda disse que “não falou nada porque achava que ela merecia coisa melhor”.

Vai tomar no cu. Ele pode ter tido outros motivos, mas esse é o mais ridículo de todos. Ele tirou a chance dela de escolha. Ela que tinha que saber sobre a vida dela, ela que tinha que saber o que era bom pra ela mesma ou não.

Bom, acredito que na continuação vá ter algo a ser dito sobre isso, mas agora, nesse momento, dia 01/03/2021, às 11:21h, então consigo ler agora. Meu coração não aguenta, então vou esperar até o fim do mês, pelo menos.

Olha ai, eu fazendo exatamente o que a Kate falou pra não fazer: não julgue. Ajudar e não julgar. Sei lá, só acho que essa decisão não era só dele, era dela também.

Para vocês verem como eu estava completamente alheia ao livro e à sinopse, eu vou postar minhas reações durante a leitura, que eu compartilhei no Skoob:

Aos 16% (página 84) -> “O que estou achando/ – assim pergunta o Skoob.
Estou achando um puta de um livro alto astral, feito para tirar todo mundo de um mau humor.
A dinâmica da Kate com o Gus é fantástica e realmente espero que me contem o que aconteceu porque eu to mais perdida que cego em tiroteio.
To sentindo que esse livro vai acabar comigo”

Aos 23% (página 120) -> “Kate bate mó papo com Deus. Achei interessante.
E não gosto de instalove. Talvez porque eu não acredite.
Mas o jeito que o Keller descreveu ela foi realmente impressionante.
Exagerado, mas emocionante”

Aos 27% (página 141) -> “Falar ‘não se apaixone por Keller’ é a mesma coisa que falar ‘vai na fé, eu sei que ele te ama. Corre!'”

Aos 36% (página 187) -> “Três coisas:
Sem drogas
Use camisinha
Não perca a cabeça”

Aos 60% (página 312) -> “Keller tem ciúmes da Kate.
Gus voltou e eu fiquei bem puta por isso ter sido narrado do ponto de vista do Keller porque eu realmente queria saber como foi o reencontro dela com o Gus.
Kate loves Keller.
Keller loves Kate.
Keller tem uma filha.
Keller tem uma filha??????????”

Aos 77% (página 400) -> “Que ela tinha câncer e ia morrer, eu já podia prever
É bem parecido com “Um Amor para Recordar”.
Mas pqp, precisava disso tudo? Precisava?
Meu coração está em pedaços, eu sabia que esse livro ia acabar comigo, só não sabia que ia ser dessa forma”

Aos 100% (página 519) -> “Eu fiquei 4 horas chorando.
Vendo todo o meu progresso aqui no skoob enquanto eu lia o livro, era bem óbvio que ela ia morrer.
Tipo, eu sabia desde que ela começou a falar que ia no médico.
OK, beleza, entendi.
Só que pra que fazer isso?
Eu fiquei, de verdade, das 22h às 1:50h chorando.
Levei o dobro do tempo pra terminar de ler o livro porque eu não conseguia para de chorar.
Me tocou tanto, me ensinou tanto, me trouxe tantas reflexões…
Acho que nunca grifei tanto um livro na vida.
Kate, eu te venero. Você é minha deusa, musa inspiradora.
E confio seriamente em levar para a vida aquela frase ‘o que Kate Sedgwick faria nessa situação?’ porque ela é realmente o lado bom, o ‘bright side’, o raio de sol de todas as situações.
Não tenho estrutura pra esse tipo de livro. me sinto uma manteiga derretida.
Leiam, por favor, leiam. Tenho certeza que vocês vão aprender muito com a Kate e começar a repensar muitas atitudes.
Mas aviso aos navegantes: só leiam se tiverem o coração e o emocional forte, porque o meu está em frangalhos.”

É isso. Enfim estou tentando me recuperar desse livro.

Sobre GabisNika | Gabriela Resende - Escritora

🦋 Te faço voar ao transformar suas ideias 🦋 Minhas dicas e projetos vão te ajudar a evoluir no mundo da escrita
Esse post foi publicado em Resenhas e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para “Raio de Sol”, por Kim Holden

  1. Pingback: Fevereiro | GabisNika

  2. Pingback: “Immaculatus”, por Raíssa Selvaticci | GabisNika

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s