My Shy Boss – uma análise psicológica

Uma pausa nos livros para falar de um assunto que me interessa muito e que, como boa estudante de psicologia, achei importante mencionar aqui..

Em 2019 entrou um dorama novo na Netflix chamado “My Shy Boss”. Muitas pessoas podem ter conhecido ele fora da Netflix com o nome de “My Introverted Boss”..

Ele é uma produção de 2017, estrelado por Yeon Woo Jin e Park Hye Soo.

A história, basicamente (e pulando todas as partes tristes porque o foco do post não é esse) é a história de uma empresa de marketing que tem um gênio da propaganda como chefe mas ele sofre de uma introversão severa, então quem acaba sendo o “rosto” da empresa é o vice-diretor.

Uma menina acaba tendo que desistir da carreira de atriz de musicais e arrumar um emprego depois da morte da irmã e da mãe, para ajudar o pai na barbearia. Quando a menina consegue o emprego, é na empresa do chefe introvertido e dai as coisas se desenrolam cada vez trazendo mais problemas, até que o ponto principal faz você ficar de queixo caído.

Logo no primeiro episódio, traz uma lição de marketing muito importante e, mesmo quem não gosta de dorama mas gosta de marketing, seria interessante assistir os 20 primeiros minutos do primeiro episódio (sem spoilers dessa parte rs).

O foco principal do personagem principal é a tentativa de superar a dificuldade de se comunicar com as pessoas. Para vocês terem uma ideia, ele faz terapia com (literalmente) um muro entre ele e a psicóloga. E isso é muito importante para que a gente perceba que existe uma diferença entre introversão e timidez.

A 𝕥𝕚𝕞𝕚𝕕𝕖𝕫 é caracterizada pelo medo do julgamento social, que leva a uma baixa auto-estima.

Já a 𝕚𝕟𝕥𝕣𝕠𝕧𝕖𝕣𝕤𝕒𝕠 𝕡𝕒𝕥𝕠𝕝𝕠𝕘𝕚𝕔𝕒 é caracterizada pela atitude do indivíduo que dirige sua energia psíquica para o interior e parece fechado, prudentemente crítico e contido (Carl Jung).

Ou seja, não são a mesma coisa porque o introvertido se mantém na dele por opção e ele não se sente mal por isso. Já o tímido se sente muito mal por isso e não consegue sair dessa situação. Ambas as patologias são passíveis de tratamento e deve-se buscar ajuda o quanto antes.

Já viram essa série? Conheciam esse tema? Me contem!

Sobre GabisNika | Gabriela Resende - Escritora

🦋 Te faço voar ao transformar suas ideias 🦋 Minhas dicas e projetos vão te ajudar a evoluir no mundo da escrita
Esse post foi publicado em Curiosidades e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s